Oficina Seminário de Múltiplas Linguagens

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A influência das tecnologias digitais nas salas de educação infantil

        Vivendo, literalmente, na era digital, as crianças da educação infantil de hoje encontram-se envoltas por um ambiente completamente tecnológico que, muitas vezes, não são utilizados de maneira a contribuir para o seu desenvolvimento em sala de aula.
      O governo vem tentando se superar a cada ano, levando para as escolas computadores para uso dos alunos e dos professores. Praticamente todas as escolas contam com uma sala de informática e algumas escolas possuem um computador para cada aluno em todas suas salas. Isso tudo sem contar com os computadores e outras tecnologias digitais que as crianças têm dentro de suas casas. Porém, infelizmente, esse arsenal de “coisas diferentes” não são utilizadas de maneira correta, os professores não recebem uma formação continuada para poder fazer uso desse recurso e em casa as crianças usam as tecnologias da maneira que querem, muitas vezes sem a supervisão dos pais.
        Para que a educação utilize a informática de maneira qualitativa, é imprescindível que se articule quatro aspectos: o computador, o software educativo, o professor e o aluno. Estes aspectos interagindo-se trazem benefícios incalculáveis na formação do aluno.
        O computador deve ser visto como uma ferramenta pedagógica, não aquela que passará o conteúdo aos alunos, como o próprio professor faz, mas aquela que será usada para desafiar o conhecimento dos alunos e auxiliá-los com a variedade de recursos que possui. Nesse caso o computador pode ser visto como uma ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, investigar, levantar hipóteses, pesquisar, criar e assim construir seu próprio conhecimento.
         Os softwares foram surgindo aos poucos e tomando conta do espaço, tanto que hoje em dia existem vários deles voltados aos próprios conteúdos de sala de aula. Desta forma o uso adequado do software oportuniza o desenvolvimento e a organização do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade, dos alunos aspectos fundamentais para a construção do conhecimento.
        Nesta aspecto o professor deixará de ser um transmissor de conhecimento e passará a ser um mediador, um facilitador, para que a interação entre o aluno e a máquina seja positiva provocando o desenvolvimento social e cognitivo.
         O papel do aluno é utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e no futuro. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no seu processo ensino aprendizagem. Ele passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.

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